Papa telefona ao pároco de Gaza após novos ataques
- 16/09/2025
Leão XIV acompanha com preocupação a situação em Gaza e assegura suas orações a todos da paróquia local
Da Redação, com Vatican News

Foto: Montagem – Reprodução Youtube Padre Gabriel Romanelli e Yara Nardi / Reuters
O Papa Leão XIV segue acompanhando com preocupação a situação em Gaza. Após novos ataques do exército israelense, o Pontífice telefonou, nesta terça-feira, 16, ao pároco da paróquia Sagrada Família, padre Gabriel Romanelli. Quem confirmou o diálogo foi a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Ontem à noite, o exército israelense iniciou o ataque por terra. Segundo a mídia local, foram 37 ataques em 20 minutos e a fuga em massa da população da área noroeste. Leão XIV ligou para Romanelli para se informar sobre a situação.
“O Papa – informa a Sala de Imprensa – manifestou a sua preocupação com o que está acontecendo e assegurou ao padre Gabriel e a todos os que se dirigem à paróquia a sua proximidade e a sua oração”.
A Paróquia da Sagrada Família – atingida em junho passado por um ataque israelense em que o próprio Romanelli ficou ferido – continua ajudando cerca de 450 pessoas que vivem refugiadas. Também distribui alimentos e água, mantém aberta sua farmácia interna e segue com as atividades atendendo crianças, jovens, assistência aos idosos e doentes, apesar da intensificação do conflito.
Última ligação há 1 semana
A “tradição” dessas ligações começou com o Papa Francisco, que fazia uma videochamada todas às noites, pontualmente às 19h, para verificar as condições das pessoas da paróquia. Leão XIV continua com esta manifestação de proximidade que anda de mãos dadas com seus apelos pela paz.
O último telefonema do Papa ao padre Romanelli foi há uma semana, quando Israel emitiu a ordem imediata de evacuação dos habitantes da Cidade de Gaza. Inicialmente, a ligação não teve retorno, porque o padre e o restante da paróquia estavam envolvidos em uma longa celebração litúrgica. Naquela noite, Romanelli, por meio de suas redes sociais, confirmou que havia conseguido falar com o Papa Leão. “Uma grande alegria” e uma “bênção”, descreveu a conversa em um vídeo compartilhado com a mídia do Vaticano.
Vídeo de oração durante o atentado
E ontem, por meio de sua conta no X e no Instagram, o padre Gabriel divulgou um vídeo em que se ouvem os bombardeios enquanto uma liturgia acontecia na paróquia. Em menos de 30 segundos, o estrondo de um ataque interrompe o silêncio dos fiéis, que, mesmo assim, continuam rezando, acostumados a viver esse horror diário.
O post Papa telefona ao pároco de Gaza após novos ataques apareceu primeiro em Notícias.