Missa no Vaticano: Francisco ensinou a assumir o grito da vida violada

  • 02/05/2025

Cardeal Gugerotti recordou ensinamentos do Papa Francisco em sua homilia no sétimo dia do novenário em memória do Pontífice

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Cardeal Gugerotti / Foto: Joyce Mesquita

As Igrejas Orientais foram as convidadas especiais no sétimo dia do novenário em memória do Papa Francisco nesta sexta-feira, 2. A celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal Claudio Gugerotti.

Em sua homilia, o cardeal recordou que, há poucos dias, os fiéis rezaram sobre o corpo do Papa Francisco e sobre este mesmo corpo proclamaram a fé inabalável na ressurreição dos mortos. Nestes dias, segue a certeza e a invocação para que Deus olhe com misericórdia para o seu servo fiel.

Leia também
.: Entrevista inédita: Papa Francisco abordou missão do apóstolo Pedro

A ressurreição, observou, não é um fenômeno intrínseco à natureza humana: é Deus que faz ressurgir, mediante o seu Espírito. “Das águas do Batismo emergimos como novas criaturas, membros da família de Deus, íntimos seus ou, como diz São Paulo, filhos adotivos e não mais escravos. E é justamente porque somos filhos que no mesmo Espírito nos é permitido gritar a nossa invocação: Abbá, Pai”.

O cardeal observou que toda a criação se une a esse clamor, aguardando sua cura. “A criação e a pessoa humana parecem ter tão pouco valor hoje”, ponderou, recordando que o tema da criação – na perspectiva do respeito e cuidado – era muito estimado pelo Papa Francisco.

Assumir o grito da vida

A partir do Evangelho segundo João, Cardeal Gugerotti lembrou que quem ama a sua vida a perderá e quem a odeia irá encontrá-la. Nessa frase extrema, Deus exprime a especificidade dos cristãos, considerados pelo mundo como seguidores de um perdedor que, através da morte, e não da edificação de um reino terreno, salvou o mundo e redimiu cada um.

“Papa Francisco nos ensinou a assumir o grito da vida violada, a assumi-lo e apresentá-lo ao Pai, mas também a trabalhar para aliviar concretamente a dor que esse grito desperta em qualquer latitude e nas infinitas maneiras pela qual o mal nos enfraquece e destroi”.

As Igrejas Orientais

O purpurado referiu-se também à presença de padres e filhos das Igrejas Orientais católicas para testemunhar a riqueza de sua experiência de fé e o grito do seu sofrimento oferecido pelo repouso eterno do falecido Pontífice.

A eles, expressou gratidão por aceitarem enriquecer a catolicidade da Igreja com a variedade de suas experiências, culturas, mas sobretudo com sua espiritualidade. “Filhos dos primórdios do cristianismo, eles carregaram no coração, junto com os irmãos e irmãs ortodoxos, o sabor da terra do Senhor, e alguns até mesmo continuam a falar a língua que Jesus falou”.

“No passado, os católicos orientais aceitaram aderir à plena comunhão com o sucessor do apóstolo Pedro cujo corpo repousa nesta Basílica. E foi em nome desta união que testemunharam, muitas vezes com o sangue ou perseguição, a sua fé”, acrescentou.

No decorrer da história, esses fiéis às vezes foram pouco compreendidos pelos ocidentais, observou o cardeal, e sofreram julgamentos. “Papa Francisco, que nos ensinou a amar a diversidade e a riqueza da expressão de tudo o que é humano, acredito eu que hoje se alegra ao nos ver juntos em oração por ele e por sua intercessão”.

O cardeal concluiu a homilia exortando os cardeais, nestes dias que antecedem a escolha do novo Papa, a repetirem a invocação do Espírito Santo que um grande padre oriental, São Simeão, o Novo Teólogo, escreveu no início dos seus hinos: “Vem, luz verdadeira; vem, vida eterna; vem, mistério escondido; vem, tesouro sem nome”.

Acompanhe
.: Notícias sobre o conclave que elegerá o 267º Papa 

O post Missa no Vaticano: Francisco ensinou a assumir o grito da vida violada apareceu primeiro em Notícias.

FONTE: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/missa-no-vaticano-francisco-ensinou-a-assumir-o-grito-da-vida-violada/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Terra Seca

Thiago Brando

top2
2. Meu Deus Eu Creio

Padre Reginaldo Manzotti

top3
3. Sobre Jesus

Izabel Carvalho

top4
4. Utopia

Thiago Brado - Utopia

top5
5. Tomé

Davidson Silva

Anunciantes